segunda-feira, 10 de dezembro de 2007

Programa do Bolinha



Bolinha, Bolinha,está na hora de você entrar na linha!!!

Filho de imigrantes sírios, Bolinha começou a carreira como locutor esportivo, depois de fazer bicos como feirante, engraxate e balconista. Na TV Excelsior, Bolinha começou como o responsável pelos flashes esportivos do programa Últimas Notícias. A estréia como apresentador de programa de auditório aconteceu quase por acaso, em janeiro de 1967. Convocado a substituir o apresentador Chacrinha, que havia se desentendido com os diretores da emissora, Bolinha não apenas levou o programa adiante, como aumentou o seu Ibope.

Clube do Bolinha
Édson Cury ficou conhecido mesmo com o Clube do Bolinha, programa que ficou no ar por 30 anos na TV Bandeirantes, alcançou oito pontos no Ibope e era um dos líderes de audiência da emissora. Uma marca registrada do programa eram as bailarinhas, chamadas carinhosamente de "boletes", e o quadro "Eles e Elas", onde transformistas e travestis se apresentavam. Vários artistas como Leandro e Leonardo e Arnaldo Antunes, mesmo depois de famosos, foram ao seu programa agradecer o apoio ao início de suas carreiras.

Afastado da TV desde 1992, quando a TV Bandeirantes tirou do ar o programa, que ocupava as tardes de sábado, Bolinha pensava em voltar à TV. Com um estilo irreverente, marcado pelo visual de camisas de seda coloridas, Bolinha foi uma das figuras mais marcantes da televisão brasileira.

Falecimento
O apresentador morreu às 2h30 do dia 1 de julho de 1998, aos 62 anos, vítima de câncer no aparelho digestivo. Estava internado no Hospital 9 de Julho, em São Paulo, para tratamento da doença, que havia sido descoberta três anos antes de sua morte. Nos seis meses antes de falecer, a doença do apresentador tinha-se agravado.

Alguns dos bordões que que Bolinha popularizou:
"Melodia de apelo popular!!!!"
"O som que o povo gosta!!!!"

2 comentários:

Aurélio disse...

Olá Moderador, eu gostaria de rever (Os Federais & Voninho) Musica (Distante de quem eu amo).
Os Federais apresentaram no programa do Bolinha no ano de 1988. Se você puder me ajudar a rever essas lembranças tão inesqueciveis, ficarei muito grato. Muito Obrigado.

Johnson disse...

Amigo A tv bandeirantes ainda tem em seus arquivos as fitas do programa do Bolinha?em caso afirmativo porque não as lançam em dvd para o grande publico e fãs do Bolinha?eu gostaria de rever muito o cantor:João José cantanto ao vivo nesse programa!!