terça-feira, 18 de dezembro de 2007

Ford Escort


No Brasil foram produzidas apenas as gerações MARK III e IV. A versão MARK IV facelift (reestilizada) era oriunda da Argentina, sendo importada desde então. Essas versões contaram com os modelos L, GL, LX, GLX, Ghia, XR3 e algumas séries especiais deste último.

Pioneiro em várias tecnologias, como os amortecedores pressurizados, os de controle eletrônico (série Formula, 1991), e o "check-control", o Escort introduziu no Brasil com seu modelo XR3 a onda dos "pocket-rockets", ou pequenos carros com visual esportivo e melhor desempenho. Em resposta, outras fábricas lançaram o Volkswagen Gol GT (segue GTS, GTI, e GTI 16v), Fiat Uno 1.5R (segue 1.6R e 1.4 turbo) e Chevrolet Monza S/R (segue Chevrolet Kadett GS, GSI e Sport.

O Escort XR3 também foi o pioneiro na reintrodução (em 1985) de um automóvel conversível "de fábrica", coisa que o Brasil não tinha desde o fim da produção do Volkswagen Karmann Ghia conversível em 1970. Mas o preço do XR3 era proibitivo devido ao processo quase artesanal de fabricação, constituído por várias idas e vindas entre as fábricas da Ford, em São Bernardo do Campo, e da Karmann-Ghia no mesmo município. A produção também era baixa. O encerramento da produção desta versão deu-se em 1995 com alguns carros movidos a alcool. No final de 1993, início de 1994 foi produzida uma série especial chamada "75 Special Edition ou 75SE" (Edição comemorativa de 75 anos da Ford), de cor preta e champagne caracterizando coloração degradê, equipada com bancos Recaro, retrovisores elétricos, capota elétrica, regulagem de altura do volante e banco do motorista, além de CD Player com equalizador digital e módulo amplificador (empregado pela primeira vez em um carro brasileiro de série no ano de 1993). Este modelo comemorativo teve apenas 175 unidades produzidas, uma para cada revendedora da Ford.

A versão MARK III iniciou sua produção no Brasil em 1983, já como modelo 1984. A versão MARK III facelift (reestilizada) começou a ser fabricada em 1986 como modelo 1987. A MARK IV iniciou sua produção em 1992 como modelo 1993, sendo o ano de 1995 o último ano de fabricação do Escort no Brasil. No segundo semestre de 1996 a versão conhecida como modelo 96 e meio passou a vir da Argentina apenas com o capô redesenhado e com a grade oval inserida no mesmo, e o modelo MARK IV reestilizado (a versão facelift do MARK IV ficou conhecida no Brasil simplesmente como Escort Zetec) iniciou sua fabricação em 1996 como modelo 1997 e saiu de linha em 2003.

5 comentários:

Anônimo disse...

oi, gostei muito da idéia do seu blog, ficou como um almanaque dos anos 80 só que... mais completo.

Anônimo disse...

vou tirar uma foto do meu voyage 88 e mandar pra voce, ele ta completinho, coisa mais linda...

Anônimo disse...

xr3 conversivel era a febra

Anônimo disse...

febre alias....o amarelo creme era muito estilo

Anônimo disse...

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