terça-feira, 11 de dezembro de 2007

Fiat 147



O Fiat 147 foi um modelo de automóvel produzido pela Fiat do Brasil entre 1976 e 1986. Baseado no 127 italiano, o 147 marcou seu pioneirismo em várias formas:

Primeiro carro da Fiat produzido no Brasil, marcando o início das operações da fábrica de Betim, Minas Gerais;
Primeiro carro brasileiro com motor transversal dianteiro;
Primeiro carro no Brasil com coluna articulada;
Primeiro carro a álcool fabricado em série em todo o mundo;
O menor carro à diesel da época, sendo vendido na Argentina;
Primeiro carro com todas as "variantes": hatch, sedan, perua, furgão e pick-up;
Primeiro carro com o estepe dentro do motor;
Primeiro carro de pequeno porte com suspensão independente traseira.
Em seus dez anos de produção, o Fiat 147 passou por duas reestilizações, sem grandes mudanças na carroceria: na primeira, ganhou uma frente mais baixa, no estilo que a marca chamou "Europa", em 1980, e mais tarde, em 1983, a segunda, incorporando para-choques de plástico e estilo alusivo a modelos contemporâneos da marca como o Uno.

Teve uma versão picape, lançado em 1978, a princípio chamado de Fiat 147 Pick-up. Em 1982, essa versão passou-se a se chamar Fiorino, sendo lançado também a versão furgão, que é produzido até hoje, com a frente do Uno. A perua Panorama, foi lançada em 1982 e a versão sedã, (Oggi), em 1983. Teve a sua versão de luxo, o Spazio. Essas três versões tiveram vida curta (apenas até 1985). A versão Hatchback do 147 saiu de linha no Brasil em 1986, ( o ferramental de produção foi transferido para a Argentina, onde foi montado até 1991 ). As versôes pick-up e furgão (Fiorino) foram substituídos pela frente do Uno em 1988.

4 comentários:

Anônimo disse...

nossa parceiro! eu tenho uma propaganda do fiat 147 aqui que eu tirei de uma revista de 1977! antes mesmo dos anos 80! era ainda a primeira versão do 147! se vc quiser eu escaneio e mando pra vc, blz?
abraço!!

xose pi disse...

HOLA AMIGOS... dende ESPANHA...

En Espanha había unha versión do fiat 147, da marca espanhola SEAT, que se chamaba 127. Meu pai tivo un, durante 14 anos. Tenho moi bo recordo, porque foi o primeiro carro que puiden conducir.

Gustame moito o blog. Espero que non che importa que collera material para o meu:

www.compostelaesgrima.blogspot.com

Estás invitado a visitar o meu blog e coller tudo o que precises.

Parabéns polo blog.

Anônimo disse...

SOmente uma correção. O 147 pick-up era inicilamente chamado de Fiat City.

Anônimo disse...

boa tarde estou restaurando um fiat 147 gl 80 e gostaria de saber se alguem tem fotos pois queria q fica-se igual quando saiu da loja todas as peças originais e uma herança de familia. Ricardo@kbca@hotmail.com .